04 novembro 2005

VII Mostra SESC Cariri das Artes

VII Mostra Sesc Cariri das Artes
Nove dias de artes na Região do Cariri

(02 Nov 2005)

A força da tradição popular em contato com produções artísticas contemporâneas de vários pontos do País (e de fora dele). Durante a VII Mostra Cariri das Artes, que acontece de 11 a 19 de novembro, esses encontros vão tomar as ruas, praças, teatros, clubes e galpões de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda (pólos centrais), além de outras 19 cidades por onde a mostra pede passagem, levando fragmentos da extensa programação.

Iniciada em 1999 como Mostra Sesc Cariri de Teatro, o projeto foi crescendo, incorporando novos parceiros e ampliando sua abrangência para além das artes cênicas. Agora, em 2005, ela passa a se chamar Mostra Cariri das Artes, incluindo como co-realizadora a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Pela primeira vez, também, a Mostra será dividida em cinco núcleos: Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Plásticas e Audiovisual. De acordo com Dane de Jade, coordenadora do projeto, cada um deles se inter-relaciona com os demais, através de diversos encontros multidisciplinares, estimulando os intercâmbios entre o público e artistas de diversos campos.
Ao todo, serão cerca de 120 grupos artísticos, da Região do Cariri, de diversas cidades cearenses, de 18 estados do País (Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe) e três atrações internacionais (Bélgica, México e Turquia).

Um dos destaques da programação é a Mostra de Tradição Popular, que acontecerá todos os dias, às 16 horas, na Praça da Sé, no Crato. Serão 32 grupos, de todo o Ceará, que trazem à tona as matrizes culturais nordestinas, com Reisados, Maneiro Paus, Bandas Cabaçais, Bois, Rabequeiros, Cocos, Lapinhas, Congadas, Penitentes.

De outros países, desembarcam na Mostra: os espetáculo de dança Dervish, do turco Zyia Azazi, e Sketches For, do cearense radicado na Bélgica Cláudio Bernardo; e os clowns do The Pambazos Bros (México) que mostram mágica, humor e malabarismo em Magikamerluza.
A diversidade da atual produção brasileira poderá ser conferida com apresentações vindas das cinco regiões do País, como: teatro de bonecos com “Molloy, o fim está no começo e no entanto continua-se”, do grupo Anima Dois (SP), “O Incrível Ladrão de Calcinhas” e “O Velho Lobo do Mar”, da Trip Teatro de Bonecos (RS); teatro mambembe em “A Caravana da Ilusão”, do Teatro Mosaico (MT); a relação dos homens com os orixás no espetáculo “Iaô, o caminho dos mistérios”, com Tapete Criações Cênicas (MA); palhaços e teatro de rua, com “A Era Clown” (BA), “O Guarda-Chuva de Prata” (RN) e “Inquérito para saber se o homem ajuda o homem” (RJ); arte circense, com “Cenas Cotidianas” (BA) e “Intermezzo”, do Teatro de Anônimo (RJ).

No núcleo musical, o ritmo e a riqueza poética da música pernambucana, com a rabequeira Renata Rosa, que apresenta o disco “Zunido da Mata” (sucesso em turnê pela Europa) e Treminhão, que tem como referências desde o Movimento Armorial até o Jazz; os paraibanos do Cabruêra; o “Tecnopop” de Lucas Santtana. Nas artes plásticas, as performances dos conceituados artistas Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner, que formam a Galeria “A Gentil Carioca” (RJ) e as pinturas rupestres do baiano Naum Bandeira.
A dinâmica da Mostra

A VII Mostra Cariri das Artes vai se dividir em três pólos centrais: Crato, que se transforma durante estes nove dias na “Aldeia Cariri”; Juazeiro do Norte, que põe peruca e nariz de palhaço para se apresentar como “Aldeia do Circo”; e Nova Olinda, que será sede da “Conexão Nordeste”.

Em cada uma dessas cidades, funcionarão os cinco núcleos (Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Plásticas e Audiovisual), que contemplam, além de apresentações, momentos de formação e reflexão sobre os caminhos da arte e da cultura, no Cariri e no mundo.
Núcleo de Artes Cênicas

- Mostra Menino Cariri: apresentações teatrais de vários estados do País voltadas para o público infantil.- Mostra da Tradição Popular: reúne mestres e brincantes de todo o Ceará, promovendo uma integração entre esses representantes das nossas matrizes culturais, o público local, visitantes e artistas de fora.
- Mostra Palco Brasil: espetáculos teatrais convidados de vários estados do País. Acontecerá em três locais, no Teatro da Urca, Teatro do Sesc Crato e na Quadra do Sesc Crato. Nesta última, serão reunidos os espetáculos mais experimentais, que não exijam espaços tradicionais.
- Mostra Palco Giratório: espetáculos de teatro e dança que integram o Palco Giratório, projeto de circulação em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc.
- Mostra de Teatro de Rua: espetáculos de vários pontos do País tomam ruas e praças da Região, convidando o público a interagir.
- Horário Maldito: acontecerá no Interneteatro, espaço que simula uma sala de bate-papo da Internet, em que qualquer pessoa poderá entrar e falar sobre teatro, artes e assuntos afins.
- Palco do Riso: espetáculos teatrais que se enquadram no gênero comédia.
- Circo: a cidade de Juazeiro do Norte vai se tornar um grande picadeiro, com quatro tendas em que acontecerão apresentações circenses durante todo o dia, retomando o clima dos antigos circos de cidades do Interior.
- Circuito Patativa do Assaré: projeto de circulação de alguns espetáculos que se apresentam durante a Mostra, passando pelas cidades de Salitre, Assaré, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Brejo Santo, Barro, Santana do Cariri, Caririaçu, Potengi, Farias Brito, Milagres, Araripe, Campos Sales, Altaneira, Jati, Várzea Alegre, Iguatu e Viçosa do Ceará.
- Overdoze: no encerramento da mostra, uma maratona com doze horas ininterruptas de teatro, música, poesia e intervenções, dando um panorama de tudo que aconteceu durante os nove dias. Entre cada espetáculo, são servidos pratos italianos para o público.
- E mais: Performances, Debates, Intercâmbios, Encontros, Cortejos, Oficinas.
Núcleo Musical
- Banquete Dionisíaco: Apresentações musicais de vários pontos do País, com os mais diversos ritmos e estilos, do samba ao maracatu.- Farra no Cariri: O DJ Guga de Castro leva a “Farra na Casa Alheia”, famosa em Fortaleza, para as ruas do Cariri.- E mais: Ensaios, Lançamento de CD´s, Demonstrações Musicais.
Núcleo Literário

- Palavras Quentes: Atores, diretores, pesquisadores, músicos e artistas plásticos serão convidados a escolher uma palavra com cada letra do alfabeto, e puxar um debate sobre esse tema com o público presente.
- Roda do Kiri: Retomando a antiga tradição das reuniões promovidas pelos índios Cariri, a Roda do Kiri vai reunir artistas de todas as “tribos” para realizar performances poéticas e debater sobre temas ligados à literatura.
- E mais: Colóquios, Lançamentos de Livros, Trocas Literárias, Banco de Textos Teatrais, Encontro de Contadores de Histórias.
Núcleo Artes Plásticas
- Exposições: Cerca de 10 exposições de artistas de fora, reunindo fotografias, telas e performances, além de uma mostra da produção local. Em Juazeiro do Norte, onde funcionará a “Aldeia Circo”, haverá também uma mostra especial que conta a história do circo e busca desvendar a alma do palhaço.
- E mais: Encontros, Oficinas, Workshops, Feiras.
Núcleo Audiovisual

- Revista Eletrônica: Um grupo de atores da Cia do Público (RJ) produz um “telejornal” diário, transmitido ao vivo em praça pública, mostrando o dia-a-dia e os bastidores da Mostra.- E mais: Vídeos, Oficinas.
Informações: (85) 3452.9065
Mais informações através do site do SESC Ceará