05 julho 2006

RECREIO NAS FÉRIAS - ESPETÁCULO DEIXA COMIGO

O ânima Dois foi selecionado pelo programa RECREIO NAS FÉRIAS da Secretaria Municipal de Educação através da Cooperativa Paulista de Teatro para este ano de 2006. O foco principal do programa é a formação de público e atende bairros distantes que têm pouco ou quase nenhum acesso ao produto teatral. O espetáculo selecionado foi um infantil chamado DEIXA COMIGO, trabalho apresentado recentemente no Prêmio Belgo-Arcelor de Meio Ambiente 2006 em Minas Gerais e assistido por mais de 16.000 crianças das escolas públicas municipais e estaduais.

O espetáculo
A montagem “DEIXA COMIGO” texto de Alexandre D’Angeli, traz para o palco três irmãos: Lucas, Fernando e Maria que tocados pelas questões ambientais, resolvem criar um espetáculo sobre os oito objetivos da ONU para melhorar a qualidade de vida no planeta. As três crianças se envolvem tanto na produção do espetáculo que como num passe de mágica eis que um dos personagens do livro que serve de referência para o espetáculo aparece e os auxilia no entendimento do que seria a cidade perfeita. O Elfo ou guardião da cidade os ajudará a perceber que o final é conosco, ou seja, com a sociedade: crianças, jovens e adultos, que podem mudar essa realidade e continuar essa história de um jeito diferente.

Através de uma linguagem atual e direta o espetáculo busca conscientizar a respeito da importância dos cuidados com o meio ambiente mostrando saídas criativas e lúdicas para tratar do assunto, tornando assim mais acessível o diálogo entre conceito e prática.
Nossa proposta com este espetáculo
O espetáculo infantil “DEIXA COMIGO”, traz para a cena os oito objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta e que são metas a serem alcançadas até 2015:

1) Erradicar a extrema pobreza e a fome
2) Atingir o ensino básico universal
3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4) Reduzir a mortalidade infantil
5) Melhorar a saúde materna
6) Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7) Garantir a sustentabilidade ambiental
8) Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

O ânima Dois pretende dar sua contribuição para incentivar a sociedade, investindo nos alicerces da consciência ecológica, pois acredita que o teatro é um dispositivo lúdico e de linguagem acessível para promover e divulgar conceitos tão importantes e que muitas vezes se tornam tão inacessíveis ao público infantil. Outro aspecto importante é o fato do espetáculo ser a encenação de uma questão inerente aos dias atuais que é a de melhorar as condições de vida na Terra, o que consolida assim este espetáculo como recurso importante e motivador de mudanças para a vida cotidiana.

Compreendendo que o benefício trazido pelo projeto será direta ou indiretamente de toda a população, cumprimos então nosso objetivo de divulgar mais uma forma de cuidado com o meio ambiente.

Cia. ânima Dois
CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES
10/7/2006 às14:30 - ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE GRUPO VITÓRIA - RUA BERNARDINO ANTUNES, 200 - GUAIANASES - TEL. 6557 0540


11/7/2006 às 14:30 - ASSOCIAÇÃO CLUBE MÃES PIONEIRAS DA VILA ROSEIRA II -
Associação Clube de Mães Pioneiras da Vila Roseira II - RUA CARIBE, 26 - GUAIANASES- TEL. 6960-0972 OU 6553-4478


12/7/2006 às 14:30 - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA BARRO BRANCO II - RUA DONA ELOÁ VALE QUADROS, 19 - CIDADE TIRADENTES - TEL. 6558-8195


13/7/2006 às 14:30 - ASSOCIAÇÃO FAZENDA DO CARMO - RUA ANTONIO LUIZ DE GODOI, 310 - CIDADE TIRADENTES - TEL. 6556-0271


14/7/2006 às 14:30 - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA SOUZA AGUIAR - RUA JOÃO DA SILVA AGUIAR, 403/ 404 - LAJEADO - TEL. 6961-7916

Mais informações através do e-mail da produção do ânima Dois: producaoanimadois@yahoo.com.br